18 de setembro de 2009

Quem Tem Sensibilidade para Mudar o Mundo Não tem a Vontade de Poder de um Lider

Uma frase jogada quase que ao acaso num filme que assisti há poucos dias, "Antes do Por do Sol" (Before Sunset, EUA 2004, Direção Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delp, sequência do filme "Antes do amanhecer", de 1995, mesmo diretor, mesmos atores).
A Frase valeria o filme se o resto da história não fosse bom, mas é. No primeiro filme o casal protagonista, quase adolescentes, se conhecem e vivem uma estória de amor em um trem pela Europa. Na sequência de 2004, o casal se reencontra em Paris 9 anos depois. No reencontro ela diz que trabalha com causas sociais, ongs, etc. E menciona um episódio onde ela e seus pares estavam atrás de doações para levar lápis a estudantes no México. Dai ela se dá conta do paradoxo do título deste post, com minhas palavras: quem tem a sensibilidade, conhecimento e desejo de mudar o mundo, de levar o conhecimento das coisas certas aos lugares certos, de tal forma a provocarem uma mudança real nas coisas erradas do mundo, simplesmente não têm a ambição necessária para se tornar um líder, a vontade de poder que o leva a fazer o esforço necessário para alçá-lo à posição em questão.
Evoluindo esse raciocínio: É possível talvez que quem tenha desenvolvido a sensibilidade de mudar o mundo, simplesmente rejeite o poder, talvez justamente por identificá-lo com tudo aquilo contra o que luta, ou talvez por medo de sujar as mãos com uma realidade difícil de aceitar, a impotência. Enquanto isso, o obstinado futuro líder se convence que só poderá fazer a diferença quando chegar na posição futura almejada, e que para tanto os fins justificam os meios. Compulsivos. Viciados nos próprios erros. Humanos.

Um comentário:

Blog do Dema disse...

perfeito Babel !
A sacada da frase , que eu concordo e explica algumas dúvidas que eu tenho- e o filme que é sensacional. É a tendencia : simplicidade. As tvs são digitais, tela plana 40 polegadas mas o que de fato assistimos são a videos na Internet, no youtube, gravados por cameras digitais simples e sem recursos de video, em tela mínima e qualidade péssima - mas com conteudos próximos a nós
Eh Babel , sempre atento com a vida abraços e beijos a familia.