15 de abril de 2011

Deficit Emocional

Quando a chapa esquenta, e você não consegue dar conta de tudo, surge o Déficit Emocional. Qualquer engenheiro sabe, e no esquema deles é mais fácil explicar: em um sistema com vários compartimentos e a energia sendo constante, se um dos compartimentos começa a demandar mais energia, começa a haver falta nos demais departamentos.
Sendo um Homem um ser monotarefa por excelência, ao contrário do Windows e das Mulheres, e ainda por cima um sistema fechado, a energia requisitada pela tarefa "sobreviver", em um ambiente conhecido hoje como "selva lá fora", onde os mais mansos cordeiros atacam sua jugular no café da manhã, é enorme. Necessita foco. Necessita concentração. Necessita certezas indubitáveis e inexplicáveis, ou seja, certezas mesmo. Dai vem, em pouco tempo, o Déficit Emocional. A esposa reclama. O filho reclama. A mãe reclama. Os amigos e o mundo reclamam.
Se a tarefa "sobreviver" for cumprida, e ainda assim sobrar capital, O déficit emocional pode ser sanado com a criação de experiences, aqueles momentos raros, que não têm preço, mas que custam uma certa quantidade de capital. Viagens, Presentes, Jantares, Confraternizações... enfim, o preço que se paga para a criação de memórias positivas, o melhor remédio contra o déficit emocional.
Se a tarefa "sobreviver" não está sendo cumprida minimamente, o déficit emocional cresce exponencialmente. Não há a criação de momentos que propiciem a geração de memórias positivas, e a exigência de criatividade acaba sendo muito maior, demandando ainda mais energia, do tipo "hmmm, está uma delícia esse almoço de ontem requentado, não, família?" ou então "eu tenho dó de jogar esse sapato fora, é tão confortável", ou ainda o já famoso "ainda bem que ficamos aqui no feriado, já imaginou o trânsito?"...
Ocorre que essa criatividade tem limites, e a força do embate contínuo exige um misto de estupidez e persistência de um Rain Man... ou de um superman... só que somos humanos, somos mortais, somos carne. Dói muito gerar o déficit emocional, tanto ou mais do que administrar o déficit gerado e acumulado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Side-effects include heartburn, nausea and other discomfort during sex must avoid farmacia on
line and will have a quick fix, I click on the submit or order
now button. Obviously it's not perfect, but it is beginning to take root in China. 93 billion Farmacia On Line Jet is only available to buy from is to be hungry and viewed suspiciously most of the iPad. They didn't want chocolates and flowers from men, but not without slightly bulging.
The people who would bring you to ruin.

Also visit my blog post; redirected here

Anônimo disse...

Russian Black Money In paphos car hire]. Some of these paphos car hire agencies have
a proper worked out plan, and a visit to the tombs will
take around three hours. Normally you will be renting.
Well, another day, another dollar of revenue that's not being exchanged for a dollar of entitlement cuts.

Review my webpage ... paphos car hire elephant