9 de março de 2009

Quarenteens

Li esse nome pela primeira vez hoje, escrito num e-mail de minha amiga Renata RR, se referindo... a nós mesmos, os teenagers de 40 anos, que ainda saem na baladada, mesmo que com uma fração da disposição de outros tempos, e com a esperança menos inflada, e talvez até com um tesão diferente. Somos nós, trinta e muitos ou quarenta e poucos anos, mas que somos adoradores de Peter Pan, Don Quixote e outros sonhadores, e que formamos, aos fins de semana e em algumas férias, a sociedade alternativa de Raul, sem batas e Flower Power, sem frescura porque os anos 70 e 80 já nos fizeram usar roupas coloridas e quadriculadas demais, franjas demais. Nossa contestação é silenciosa e irônica (como a ironia é uma parte enorme de nossas vidas, não?), e metade das risadas que damos se referem ao passado, distante ou recente. Somos
Quarenteens por não podermos ser outra coisa, inexorabilidade do tempo é o nome dessa impotência. Sem que isso seja uma crítica, somos diferentes, de várias formas, de nossos pais, e provavelmente o seremos de nossos filhos, à mesma idade. Não para mudar o mundo, pois isso não é mais uma tarefa humana, e sim algo divino ou casuístico ou os dois. Diferentes apenas para mudar nosso meio, nosso exemplo aos filhos e nossa idéia de felicidade, algo bastante simples. Os quarenteens discutem os problemas do mundo, mas sabem que já se foi o tempo do "ou isso ou aquilo", hoje é isso e aquilo e mais aquilo outro, este último até então desconhecido, tudo mudando, em fluxo, em sendo.

4 comentários:

Keila disse...

Legal Babel!


Esse termo vai pegar!

beijos

Keila

M disse...

E ainda tem uns 37teens que ficam brincando de morcego para fazer o soluço passar.

Priscila Elchemer disse...

Quaranteens????
Se quiser depoimento pessoal a respeito, posso fazê-lo sem ônus...hahahaha
beijos
Pri

IceMan disse...

Fazia tempo que não tirava um tempinho para dar uma passada aqui pelo blog, Babel ! Show, parabéns pelos textos, o amigo realmente atravessa fase inspiradíssima ... grande abraço, boa sorte no Top Blog !