12 de dezembro de 2007

Órfãos de Tios

O que aconteceu com todos os "Tios" e "Tias" da minha infância? Nos "guetos" sírio-libaneses em que fui criado, todos os amigos dos meus pais eram meus "tios", e todos os seus filhos eram meus "primos". Além desses, todas as minhas professoras até a 5a série (atual sexto ano) recebiam o tratamento de "tia" - e era isso mesmo, um tratamento, como "dona"ou "seu", sem conotação pejorativa nenhuma.
Na minha adolescência também era normal chamarmos os pais de amigos de tio ou tia, porém percebi que algumas pessoas se incomodavam... principalmente as mulheres. Talvez doesse em seus ouvidos pelo temor de que esse apodo pegasse, concretizando assim um temor muito grande das balzaquianas e além de nossa adolescência: "ficar pra titia"...
Minha filha chama os professores pelo nome desde a primeira série... trata-se de uma questão de nomeação politicamente correta, penso eu. Ou será um resquício do temor de se ficar "pra titia" dos anos 70?Afinal, homens e mulheres casam-se muito mais tarde hoje em dia, isso quando o fazem. Eles já se casam "tiozinhos", como se diz por ai.

Nenhum comentário: