20 de fevereiro de 2010

Escravidão por dívidas

A Escravidão, ainda nos dias de hoje, persiste. Encontramos casos diversos, normalmente em áreas rurais mais afastadas, de pessoas que trabalham em condições muito aquém do que é considerado digno pela OIT (Organização internacional do trabalho) e pela própria declaração dos direitos humanos.
É considerada escravidão o ato de impingir a outrém obrigações forçadas, ou sujeitar a pessoa a condições degradantes de trabalho, que não possibilitem dignidade.

Eu gostaria de saber qual o nome do processo pelo qual uma pessoa se vê obrigada a dar mais do que recebe para quitar uma dívida com um banco, cartão ou outra instituição. Vem a minha mente a mesma questão: não seria essa uma situação de escravidão por dívidas, ter que trabalhar durante um mês e ter à sua porta cobradores de instituições que abusam dos juros praticados, que se acumulam e se multiplicam acumulados? Quem perde o controle de suas dívidas não se torna menos do que senhor de si? Sua condição de vida, mesmo que não se refira a trabalhos manuais, jugos e afins, não acaba por ser degradante?

Quem não é escravo das próprias dívidas?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pagar dívidas é obrigação, mas contraí-las é opção. Agora, honre seus compromissos.
Juros abusivos são contra a lei. Além disso, você sabia dos juros quando optou pela dívida.
Perder o controle das suas dívidas é uma merda, claro. Mas a invenção dos empréstimos beneficia muita gente.
Não queira agora culpar essa invenção porque você não se deu bem com ela. Seria o mesmo que condenar a venda de cerveja porque muita gente é escravizada pelo vício da bebida.

Babel Hajjar disse...

Caro anônimo...
1) provavelmente nunca esteve na posição de contrair dívidas, ou não falaria que é opção. É claro que pode-se sempre falar não, mas nem sempre essa é uma saída, pode parecer incrível a você, mas pessoas ficam sem dinheiro mesmo, nem sempre dá pra "baixar da aplicação". Fora isso, quando se contrai uma dívida, espera-se poder honrá-la, acredito eu.

2)Ainda estou procurando em meu texto a "culpabilização da invenção do empréstimo", como você coloca. Se procurar o que é "escravidão por dívidas" no sentido histórico da coisa, entenderá do que falo. Busco um nome para uma condição do endividado, e não culpar o sistema bancário (cara, de onde tirou isso!!!!)

3) Bom, acho que devo afinal agradecer, afinal, mesmo que com pressa, você leu meu blog...